Tromba d’água Impressiona Moradores na Orla de Macapá

O fenômeno natural é registrado por populares e especialista explica que o evento é comum na região.

Uma tromba d’água surpreendeu quem passava pela orla de Macapá na tarde deste sábado, 6 de setembro. O fenômeno meteorológico, que se estendeu da base de uma nuvem de tempestade até a superfície da água, foi registrado por populares que se assustaram com a cena.

De acordo com o meteorologista Jefferson Vilhena, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), o evento é natural e ocorre com frequência na região durante períodos de fortes chuvas e ventos. A  tromba d’água tem o formato de uma espiral e é formada por correntes de ar quente que transportam umidade para as camadas mais altas da atmosfera.

“A gente tem os nossos eventos localizados, que são as trombas d’água e os tornados. Muitos pensam que esses eventos só ocorrem nos Estados Unidos, mas nós temos também de dois a três eventos de ocorrência durante o ano,” afirmou Vilhena.

O especialista esclareceu que, apesar dos nomes diferentes, tromba d’água e tornado são o mesmo fenômeno, variando apenas em seu local de formação. “Se ocorrer em algum corpo aquático, a gente chama de tromba d’água. Se ocorrer em alguma área terrestre, nós chamamos de tornado, mas é o mesmo evento,” completou o meteorologista, enfatizando que ambos são sistemas de ventos muito fortes e destrutivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima